terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Comentário ao livro "A Família em Rede"

Comentáo livro “A Familia em Rede” mostra-nos como cada vez mais as novas tecnologias devem fazer parte da nossa vida, pois desenvolvem a capacidade intelectual dos individuos.
A exploração precoce das novas tecnologias são importantes no ambito familiar, mas ainda mais no ambito escolar, pois fazem suscitar nos alunos desenvolvimentos que o ensino tradicional não consegue alcançar naturalmente.
A substituição de jogos tradicionais para jogos de multimédia/softwares fazem com que a criança desde cedo explore jogos didáticos multimédia que a ajudarão a crescer intelectualmente e a aprender mais rapido.
Eu pessoalmente defendo as Tic’s, pois cada vez mais o nosso mundo vai ser “formado” em novas tecnologias e as crianças desde bem cedo devem aprender a lidar com elas. São também um bom método de ensino e substituem os métodos tradicionais de ensino.
O brincar e aprender ao mesmo tempo traz vantagens para a criança e desenvolve-lhe todas as capacidades.
Os pais podem recusar este novo método de ensino, pois para eles o computador é um brinquedo, uma distracção e aí passa então a ser uma recompensa se as notas da escola forem boas ou se o seu comportamento foi óptimo.
E é esta a mentalidade que se tem de mudar. Deve-se nas escolas disponibilizar essas novas tecnologias aos alunos e dotar os alunos à exploração delas, de forma educativa e lúdica principalmente.
Os computadores devem desde cedo ser utilizados como componente de jogos, para assim oferecerem a possibilidade de construir modelos que lhe já é conhecido e suscitar assim uma compreensão dos príncipios físicos e psicológicos.
Os jogos, principalmente de construcção contribuem para o desenvolvimento de aptidões sociais e relacionais e estabelece na criança uma relação entre a fantasia e o real.
Para Papert haverá um acréscimo no número de crianças a saberem ler em idades mais percoces e com menos ansiedade e haverá também uma autonomia ao conhecimento de forma individual ou social.
A exploração de jogos didáticos no computador é importante porque, por exemplo, o reconhecimento das palavras que surgem no ecrã pode atingir um processo que conduzirá a um fim desejado.
O desafio que os pais enfretem é de assegurar que se mantem um equilibrio entre o brinquedo digital e o tradicional.

Sem comentários: